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Tanques de combustível em aço carbono para armazenamento de diesel exclusivo para motobomba de combate a incêndio.

Fabricado em conformidade com as normas NBR-15461 e NFPA-20.

Os tanques de combustível para bombas de incêndio a diesel da Germek Equipamentos são projetados e fabricados para atender aos principais requisitos construtivos das normas NBR-15461 Armazenamento de líquidos Inflamáveis e combustíveis – Construção e instalação de tanque aéreo de aço-carbono e NFPA-20: Stardard for the Isntallation os Stationary Pumps for Fire Protection (Padrões para Instalações de bombas estacionárias de proteção contra incêndios).

Esses tranques são construídos em aço carbono SAC 350 em formato cilíndrico horizontal ou cilíndrico vertical (sob consulta) para servir de uso exclusivo para motobombas a diesel em sistema de prevenção de incêndios. Todos os tanques fornecidos passam por rigoroso testes de estanqueidade e resistência hidrostática em 50KPa.

Tanques de Combustível para bombas de incêndio a diesel: Características

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Conheça as principais características construtivas dos tanques de combustível para motobombas a diesel.

Os tanques de combustível para bombas de incêndio a diesel são destinados a instalação estacionária, ou seja, em local fixo e apropriado, sobre dique de contenção (em alvenaria ou metal) e protegido com telhado para evitar acúmulo de água parada no interior do dique de contenção.

Por questões de segurança, é recomendada sua instalação em local externo a sala de bombas, de fácil acesso para abastecimento em plano visível e acima do nível da altura da bomba injetora do motor diesel. O respiro do tanque de combustível deve ser conduzido por meio de tubo até uma altura de 1,5 m acima da cobertura.

Em cumprimento aos requisitos construtivos, os tanques de combustível para motobombas diesel possuem algumas características ilustrativas na figura a seguir que devem ser atendidas, dada a cada item listado a sua finalidade e importância no funcionamento do tanque:

BOCAL DE INSPEÇÃO

Este bocal de inspeção tem a função de respiro de emergência por meio de uma tampa que se levanta sob o efeito de pressão interna. Esta tampa é fixada ao tanque através de parafusos longos com roscas apenas em suas terminações, para proporcionar a abertura parcial de seu curso. Este bocal tem também a função para inspecionar e obter acesso interno para manutenção e limpeza.

RESPIRO CORTA CHAMAS

Tem a função de eliminar os gases internos do tanque de combustível (respiro principal). Seu supressor de chamas em formato "cogumelo" deve ser instalado numa altura mínima de 1,5 m acima da cobertura.

DRENO

O dreno do tanque é composto por plug de 1/4" e deve ser aberto durante procedimentos de manutenção e limpeza. Seu fluxo pode ser direcionado ao lado externo do dique de contenção para facilitar a remoção do diesel velho junto com a borra e demais impurezas durante procedimento de limpeza que deve ser realizada sempre por mão-de-obra especializada e capacitada.

BOCAL DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL

Este bocal é composto por uma válvula de esfera que deve permanecer TRAVADA na posição aberta por meio de um cadeado para garantir fornecimento ininterrupto de diesel para o motor. A válvula só deve ser fechada para manutenção do tanque.

BOCAL DE RETORNO DO COMBUSTÍVEL

As linhas de retorno de combustível, assim como a linha de alimentação, devem estar desimpedidas de qualquer bloqueio, válvula ou barreiras, para garantir o ciclo do percurso do diesel pela motobomba. O bocal de retorno é composto por uma válvula de retenção afim de evitar contra-fluxo.

CHAVE DE NÍVEL E BOIA

A chave de nível deve ser ligada diretamente ao painel de comando do motobomba diesel, pois tem a função de informar (e alarmar) ao painel o volume de combustível presente no tanque por meio da boia. Cabe informar que a boia indicará alarme de baixo volume de combustível com 2/3 de volume cheio do tanque, atendendo aos requisitos normativos.

BOCAL DE ABASTECIMENTO

Como o próprio nome diz, o bocal de abastecimento deve ser usado para abastecer o volume do tanque. É semelhante ao bocal de abastecimento de um automóvel, contendo um pré filtro de sólido em formato de cesto para conter grandes impurezas.

OLHAL DE ATERRAMENTO

O tanque de combustível também possui um olhal de aterramento que deve ser conectado junto à malha de aterramento da planta local. Esta malha de aterramento deve ser construída e aplicada conforme recomendações da NBR-5410 além de ser uma recomendação de segurança obrigatória.

INDICADOR DE NÍVEL

O indicador de nível possui várias escalas ao longo do seu formato cilíndrico, para proporcionar uma visão periférica do nível de abastecimento do tanque. Este indicador de nível demonstra apenas de forma visual o volume abastecido. Não confundir com a função da chave de nível.

Tanques de combustível para bombas de incêndio a diesel: modelos e capacidades

DE 300 LITROS ATÉ 3000 LITROS: PARA GARANTIR A AUTONOMIA EM CARGA PLENA

A capacidade líquida de armazenamento de diesel varia conforme o tamanho dos modelos especificados a seguir. Cabe dizer que um tanque de combustível para bomba de incêndio a diesel deve ser de uso EXCLUSIVO para este motobomba, sendo que, na aplicação de dois motobombas diesel num mesmo sistema de proteção contra incêndios, devem haver dois tanques de combustível sendo um para cada conjunto motobomba diesel.

Ainda sobre a capacidade em litros do tanque, cada tanque deve oferecer uma autonomia mínima de 8 horas de funcionamento ininterrupto para o motobomba diesel de combate a incêndio (segundo requisito da NBR-10897 - SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO POR CHUVEIROS AUTOMÉTICOS - Requisitos), ou ainda seguindo aos critérios da NFPA-20, a proporção de 3,8 litros de diesel para cada 1hp de potência consumida pelo motobomba diesel.

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*Para outros tamanhos de Tanque, entrar em contato com o Setor de Vendas.